quarta-feira, 2 de março de 2011

Namoradinha do amigo Rei

Foto da matéria

Clique para Ampliar
Paula Fernandes: com uma forcinha de seu padrinho famoso, a cantora tenta conquistar o público com trabalho ao vivo repleto de participações, da música caipira de raiz aos breganejos
2/3/2011
A cantora mineira Paula Fernandes faz sua estreia em DVD, em registro ao vivo que traz participações de Leonardo, Victor & Léo, Marcus Vianna e Almir Sater
O protecionismo na música popular brasileira sempre existiu. Na era de ouro, Jacob do Bandolim lançou a "Divina" Elizeth Cardoso. Mais recentemente, Caetano Veloso apadrinhou Maria Gadú, participando de seu show e registrando o que será um futuroCD/DVD ao vivo.

Outra cantora que conquistou um padrinho de peso é a cantora Paula Fernandes, que caiu nas graças de Roberto Carlos. A jovem participou do especial de final de ano na Rede Globo, quando surgiram rumores na imprensa que a tomaram como a possível nova namorada do Rei.

A intérprete e compositora mineira acaba de disponibilizar no mercado seu mais recente lançamento, o DVD "Paula Fernandes ao vivo". No registro, ela interpreta 25 faixas e tem por convidados artistas díspares, como os breganejos Leonardo, a dupla Victor & Léo e os requintados instrumentistas sintonizados com uma música mais bem elaborada, caso do violinista e compositor mineiro Marcus Vianna, do grupo Sagrado Coração da Terra e do violeiro matogrossense, Almir Sater - este último time, fazendo o diferencial criativo do restante das performances.

Set list
No repertório, Paula Fernandes registra suas criações, com letra e música, "Pássaro de Fogo", "Meu eu em você", "Apaixonados pela lua", "Debaixo do cacho", "Complicado demais", "Voa", "Seio de Minas", "Sensações", "Quero sim", "Navegar em mim", "Pra que conversar?", "Isso é amar você", "Nem pensar" e "Pra você". A última, uma parceria com Zezé di Camargo. Afora, "Seio de Minas", uma declaração de amor musical ao seu estado, diferentes de todas as outras possuem temáticas confessionais de relações afetivas, bem ou mal acabadas.

A cantora e compositora mineira começa seu show recitando: "E o amor resistiu ao tempo, a paixão move os meus dias, eu não escolhi a música, a música me escolheu". Depois, tocando seu violão, canta sua "Pássaro de fogo" numa versão acústica.

A música também encerra o show, com o auxílio luxuoso dos músicos que acompanham Paula Fernandes: André Porto (violão, guitarra e viola de 12 cordas), Ricardo Gomes (baixo e baixolão), Sérgio Saraiva (acordeom), Márcio Bianchi (bateria e percussão), Márcio Monteiro (violão, guitarra, bandolim e viola de 12 cordas), Delano Macedo (pedal steel e bandolim) e Ricardo Bottaro (teclados).

Violonista
Como a cantora mineira se acompanha ao violão e também cria suas composições, ela se soma ao time de artistas de sua geração que também fazem o mesmo, como as conterrâneas dela Myllena e Ana Carolina, a carioca Isabella Tavianni e a paulistana Maria Gadú.

Essa versatilidade permite que elas possam se apresentar sozinhas no palco e brilharem, independentes dos músicos da banda de apoio. Essa atuação no instrumento aconteceu com a cantora Paula Fernandes, no início e na metade de apresentação de seu DVD "Ao vivo" quando interpretou a sua "Seio de Minas", a melhor performance da artista dedilhando seu violão e cantando versos da riqueza de "Sou das Minas Gerais, este estado diamante" e "Jeito de mato", feita em parceria com Maurício Santini. A canção é reprisada nos extras do DVD, em um dueto com Almir Sater, que canta e toca viola caipira. Este sim, um dos poucos momentos imperdíveis do trabalho.

Participações
Afora as colaborações de Almir Sater e Marcus Vianna, os outros que participam cantando não acrescentam muito ao trabalho de Paula Fernandes. Com Leonardo, os dois cometem a pior versão vocal de "Tocando em frente", a qual já havia recebido os bons registros de Almir Sater e Renato Teixeira, seus autores, e também na voz de Maria Bethânia. Ao terminar a interpretação, o ex-parceiro de Leandro diz: "Parabéns, Paulinha. Queria cantar mais uma com você. Posso?"

Daí, Leonardo continua maculando a produção quando assassina outro clássico da música latina, já incorporado na MPB, "Índia", cuja versão original foi gravada pela dupla Cascatinha & Inhana, e depois também foi cantada por belas vozes com as de Gal Costa, Paulo Sérgio e Taiguara. Leonardo é flagrado lendo a letra no chão do palco e sempre com a cabeça para baixo. Marcus Vianna abrilhanta o DVD, com seu requintado violino em "Quando a chuva passar" e Victor & Léo fazem só cena em "Não precisa".

DVD
Paula Fernades ao Vivo Paula Fernandes

Universal
2011
26 faixas
R$ 29,90

Músicos que tocam no DVD da cantora: André Porto, Ricardo Gomes, Sérgio Saraiva, Márcio Monteiro, Ricardo Bottaro, Márcio Bianchi e Delano Macedo.

NELSON AUGUSTOREPÓRTER

Um comentário:

  1. EI pessoal me diz onde encontrar uma matéria que fala do Marcio Monteiro> Guitarrista, sou fã e procurei alguns informações e não encontrei.

    Fico no aguardo...

    ResponderExcluir